As técnicas de Manejo consistem no conjunto de normas a serem seguidas para que se obtenha a otimização da recria e engorda, visando atingir os melhores ganhos de peso e otimização dos custos.
A aplicação dessas técnicas permitirão a viabilidade econômica do empreendimento com a formação de um organismo saudável e apto ao consumo humano.
O nível de automação do nosso empreendimento permite a padronização e qualidade da água nos tanques, assim como a o aumento de produtividade por hectare de lâmina de água cultivado.
O manejo é o conjunto de práticas utilizadas para a exploração e desenvolvimento do cultivo.
A Preparação de viveiros (Calagem, adubação e desinfecção), transporte de alevinos, povoamento, arraçoamento (alimentação), biometrias, medidas profiláticas, aferição de parâmetros físico-químicos (pH, amônia, temperatura, O2 dissolvido), acondicionamento animal, povoamento e despesca são algumas das técnicas de manejo do cultivo de peixes.
A utilização de técnicas de cultivo, definidas através de estudos (pesquisas), tem o intuito de otimizar a produção, aliadas a um bom cumprimento das técnicas de manejo aumentam ainda mais as chances de boa rentabilidade no empreendimento.
As Boas Práticas de Manejo (BPM) são recomendadas para reduzir eventuais impactos ambientais negativos que possam ser causados pelos sistemas de produção de peixes e outros organismos aquáticos.